Não vou sair do campo pra poder ir pra escola. Educação do campo é direito e não esmola.

Nos últimos dias, o Idesbre firmou parceria com a Raceffaes (Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância do Espírito Santo), durante o seu XXIV Encontro Pedagógico Regional “A Alternância na Dimensão Pública da Escola” em Córrego Bley, Vila Valério.  

A luta por uma educação de qualidade a partir de uma pedagogia emancipatória tem sido um dos grandes marcos das lutas dos movimentos sociais e da classe trabalhadora.

Essas experiências de educação popular que tem sido construída de forma informal, paralelas, alternativa ao Estado, e em instituições formais de caráter filantrópico-privado, sustentando a hipótese de que, através da via pública seria impossível garantir seus princípios. Contrariando essa hipótese, temos ao norte do Espírito Santo, Escolas Comunitárias, públicas, iniciadas a 23 anos, em pleno processo de expansão.

O Idesbre entende a importância dessas experiências, estando convicto da importância da consolidação das escolas públicas e de qualidade que levem um maior número de pessoas ao acesso a uma educação apropriada as suas formas de vida.

A Pedagogia da Alternância é a escola que todos desejam! Novo jeito de aprender e viver a nova educação, sendo libertária e construída em mutirão. Pedagogia da Alternância e Prosperidade solidária, escola da realidade. Unir prática a teoria. Dialogando no aprender e gerando sabedoria. É família camponesa nesta organização, construindo sua história escrita na palma da mão.

“Não vou sair do campo pra poder ir pra escola. Educação do campo é direito e não esmola.”

Música – Não vou sair do Campo – Gilvan Santo