Cinco jogadores do Atlântico/Idesbre que disputaram o Campeonato Estadual Sub 20, entre março e junho deste ano, foram profissionalizados e, depois da assinatura de contrato, já defendem, oficialmente, as cores do Vitória Futebol Clube. São eles: os laterais Vitor Thomas, 17 anos, e Wanderson Campos Rocha, 20; o volante Leonardo dos Santos, 19; o atacante Everton Ferreira da Silva, 19; e o zagueiro Allef Gomes. Todos foram atletas do Atlântico, clube de futebol de várzea de Cariacica que, por meio de parceria com o Idesbre, tem ajudado a profissionalizar jovens promessas do esporte.
A profissionalização desses jovens foi possível também por meio de outra parceria do Idesbre, que foi realizada com o Clube Vitória. Nesse caso, ficou acordado que o projeto social Idesbre, criado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Pública no Estado do Espírito Santo (Sindilimpe–ES), formará a base do clube Alvianil. O ato oficial que celebrou o convênio, que deve durar dois anos, aconteceu no dia 4 de fevereiro deste ano.
“Nosso maior objetivo é formar cidadãos de bem por meio do esporte. A demanda pela profissionalização do trabalho esportivo surgiu naturalmente, em meio a tantos talentos”, diz o presidente do Idesbre, José Luís Rodrigues.
Oportunidade
O técnico do Clube Vitória, Samuel Batista, já está utilizando as novas contratações na Copa ES, em andamento. Além disso, os jogadores são boas apostas para o próximo campeonato estadual, que terá inicio em 2016.
Para ele, a parceria do Clube Vitória com o projeto social Idesbre é fundamental para fortalecer a base do futebol capixaba. “É um excelente oportunidade para esses jovens terem contato com o futebol profissional, num clube centenário, como o Vitória. Depende deles se dedicarem e, quem sabe, alcançar uma boa carreira”, disse Samuel.
“Foi uma surpresa ser chamado para o time profissional do Vitória. Disputamos o campeonato Sub 20 com comprometimento e vamos continuar treinando para não decepcionar”, disse um dos jogadores.
Campeonatos
E a vida segue para os que permaneceram no futebol de base do Atlântico/Idesbre/Vitória. Os jogadores do Sub 20 estão disputando a Copa Vila Velhense e também vão iniciar participação na Liga de Cariacica. Para isso, estão treinando pesado todas terças, quintas e sextas no campo de Flexal, em Nova Canaã, em Cariacica. Já as equipes Sub 15 e Sub 17 estão disputando a Copa ES, também vestindo as cores do Vitória.
COMISSÃO TÉCNICA IDESBRE/ATLÂNTICO/VITÓRIA FUTEBOL CLUBE
Por meio do convênio entre o Idesbre com os clubes Atlântico e Vitória, atletas de base estão sendo treinados por grandes nomes do futebol capixaba. Além do desejo de ingressar no futebol profissional, os meninos são acompanhados para concluir o ensino médio e também ingressarem na faculdade. Confira a equipe técnica que tem sido fundamental para profissionalização dos jogadores:
Presidente do Idesbre: José Luiz Rodrigues
Coordenador Geral: Mauro Soares
Treinador das esquipes Sub 17 e Sub 20: Paulo César, PC
Treinador da equipe Sub 15 e auxiliar de treinador do Sub 20: Vinícius Lopes
Preparador de Goleiros: Marcelo Scarpino
Auxiliar dos Treinadores: Jorge de Oliveira Rocha
Supervisor:Vanderson Thomas
Preparador Físico: Luiz Rosa
Massagista: Paulo Brau